quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Loucura

Segundo o Aurélio: S. f -1.Estado ou condição de louco; insanidade mental; 2. Ato próprio de louco; 3.Falta de discernimento, irreflexão, absurdo, insensatez, doidice, louquice; 4. Imprudência, temeridade, louquice; 5. Tudo que foge às normas, que é fora do comum; 6. Pessoa, animal ou coisa que se devota grande amor ou entusiasmo.

Eis a loucura repleta de significados. Mas, afinal, o que verdadeiramente é esse substantivo feminino?
Esse questionamento me foi despertado depois de assistir a um episódio de A LIGA, programa novo de nossas telinhas que tem prendido minha atenção por seus temas abordados.
A loucura foi o tema do programa da semana retrasada. Os apresentadores entrevistaram psicólogos, psiquiatras e ainda, passaram 24h dentro de dois sanatórios para acompanhar a rotina dos internos.
O que chamou minha atenção foram duas perguntas aparentemente simples feita a dois deles:
1. REPÓRTER:   - Você acredita na loucura?
    ENTREVISTADA: - Claro que não! a loucura não existe! Eu não acredito que a loucura existe!

2. REPÓRTER: - Você gosta daqui?
    ENTREVISTADO: - Muito. Aqui eu me sinto bem. O mundo lá fora é muito louco!

Imaginem, depois dessa quem enlouqueceu fui eu! Quem está certo, nós ou eles?
Vejo tantos absurdos ocorrendo por culpa de pessoas "normais" que chego a duvidar da sanidade de todo mundo.
Quantas vezes não nos surpreendemos com a célebre pergunta: "Que loucura! Por que eu fiz isso?"
E vamos cometendo no decorrer de nossas vidas várias delas.
O Aurélio me diz em uma de suas explicações que a loucura é tudo o que foge às normas, que é fora do comum (5). Daí eu enlouqueço novamente. Nosos juízos de valor, em minha opinião, são individuais. O que é normal/comum pra mim pode perfeitamente não ser pra você. E ai?
Eu acho loucura a exposição exacerbada das mulheres fruta. A maioria dos homens e algumas mulheres (inclusive elas mesmas), não!
Há pessoas que veem relacionamentos homoafetivos como loucura e imprimem aí seu preconceito. Eu não!
Poderia enumerar várias coisas que passam necessáriamente por nosso juízo de valor, mas vejo esses suficientes pra gerarem polêmica.
O Aurélio, ao conceituar a loucura ainda me diz mais: "6. Pessoa, animal ou coisa que se devota grande amor ou entusiasmo". Vejam só! Você passa no vestibular, vocifera sua vitória, enche-se de entusiasmo ovo, trigo e cerveja e...é louco!
Resumo da ópera, (se é que dá pra resumir?!): somos todos loucos: eu, você, a Flávia, os internos de clínicas psiquiatricas e inclusive, seus médicos!
Enlouqueci!!!!!
Clau

Um comentário: